Blog

Conheça a Diferença Entre o Vidro Blindado e o Vidro Comum

Vidros blindados x vidros comuns
24/08/2019

Primeiramente vamos esclarecer que não existe vidro blindado, o que existe são o que chamamos tecnicamente de “compostos transparentes de proteção balística”, a expressão “vidro blindado” é utilizada popularmente para descrever estes compostos, dito isto vamos ao assunto:

Os vidros blindados garantem a segurança dos ocupantes de veículos e imóveis protegendo contra armas de fogo e outros impactos. Por conta disso, tornaram-se grandes aliados para a proteção contra a violência em grandes cidades; criando um diferencial em relação aos vidros comuns. Continue a leitura e saiba mais sobre as composições e espessuras do vidro blindado.

Composição do Vidro Blindado Automotivo x Composição do Vidro Automotivo Comum

A principal função do vidro em um veículo é fornecer visibilidade, proteger os ocupantes e também auxiliam no controle acústico e de temperatura. O vidro float (ou comum) é composto por sílica (areia), potássio, alumina, sódio (barrilha), magnésio e cálcio, alguns outros aditivos lhe conferem características distintas, tais como dureza, coloração, e resistência.

Obrigatoriamente o vidro do para-brisas deve ser laminado, ou seja, composto por duas ou mais lâminas de vidro intercaladas por um filme de adesão, o restante dos vidros podem ser laminados ou temperados, isto vai depender de cada veículo e de cada fabricante.

O vidro blindado, segue mais ou menos a mesma linha dos vidros laminados comuns, no entanto a quantidade e a espessura dos vidros é alterada de forma que esta composição adquira resistência suficiente para suportar impactos até de projéteis de armas de fogo.

Os vidros blindados tem a propriedade de conter os impactos e os projéteis, mas não são inquebráveis, se forem agredidos os mesmos irão se fragmentar, mas não permitirão que os ocupantes do veículo sejam atingidos, ou que se tenha acesso ao habitáculo. Os vidros blindados podem ser configurados com uma película interna de policarbonato (polímero de alta resistência à tração e com excelente coeficiente ótico), ou ainda compostos com resina ou um filme ionoplástico.

Entenda mais sobre a espessura de vidro blindado

As camadas de vidros e filmes aplicadas determinam o calibre ao qual o composto balístico resiste, sendo assim, temos vidros blindados nível I, vidro blindado nível IIA, nível II, nível IIIA, nível III e nível IV. Isto falando da norma Nacional (ABNT NBR 15000).
Assim sendo, por associação, isso influencia na composição do vidro blindado, já que quanto maior o calibre suportado, maior será sua espessura.

Curiosidade: Estima-se que os vidros do veículo do presidente dos Estados Unidos chegam próximos dos 200 mm de espessura.

Mais segurança e qualidade para você

Mais do que um vidro blindado, para ter mais proteção é importante a aquisição de produtos para seu carro, casa ou empresa com um fornecedor qualificado e certificado. A Anglo Glass é um fabricante de compostos balísticos em São Paulo com certificações, que desenvolve produtos sob medida para seu imóvel ou veículo.

Leia também:


Gostaria de receber uma ligação gratuita?