Blog

Você sabia que o reparo de vidros blindados é proibido?

Reparo de vidros blindados é proibido
10/10/2019

Depois de um período de uso, os vidros blindados podem sofrer um processo conhecido como delaminação. Se o seu veículo vier a ter esse problema, não deixe de ler esse artigo, pois vamos explicar uma coisa muito importante: o reparo de vidros blindados foi proibido por uma portaria do Exército Brasileiro!

O que diz Portaria de Blindagem?

Em 2017, foi publicada no Diário Oficial da União, a portaria nº 55, conhecida como a Portaria de Blindagem. Essa lei foi assinada pelo Comando Logístico – COLOG e trouxe diretrizes à respeito da prática de blindagens no Brasil.
O texto da norma em seu Art. 56. diz
“Não será autorizada a reparação ou reutilização de blindagem balística aplicada em veículos, embarcações, aeronaves ou estruturas arquitetônicas.”
No Art. 57 reforça-se a questão.
“As blindagens balísticas inservíveis ou com avarias devem ser substituídas por outras blindagens novas e, posteriormente, destruídas.”
e no Parágrafo §1º declara a responsabilidade de quem deve executar o serviço:
“ A substituição de blindagens balísticas deve ser realizada por prestadora de serviço registrada no Exército.”

Por que o reparo de vidros blindados é proibido?

Como as primeiras definições sobre blindagens de veículos tinham sido feitas em 2002, o exército entendeu que elas precisavam de uma reciclagem. No entanto, não foi apenas isso que motivou a portaria. O principal motivo por trás da proibição é a segurança. Especialistas em blindagem alertam sobre como o reparo de vidros blindados é um risco de segurança.

O processo de “reautoclavagem” utilizado para recuperar vidros blindados com bolhas ou delaminados, não é uma solução definitiva; é apenas um remendo. Sendo assim, quando isso acontece o vidro pode não ter mais as mesmas propriedades de proteção.

Precisa de uma nova peça de vidro blindado?

Quando o seu vidro blindado sofre com delaminação, a única opção é a troca da peça. Lembre-se: a vida útil do composto de proteção balística pode ser mais longa ou curta, dependendo do seu fornecedor e a qualidade do processo de fabricação.

Portanto saiba que nós temos a solução que o seu veículo precisa! Nosso time de especialistas está preparado para fabricar o melhor vidro blindado, unindo segurança, confiabilidade e praticidade para o seu bem-estar. Conheça mais sobre os nossos produtos e veja como a equipe Anglo Glass pode te ajudar.

Leia também:


Gostaria de receber uma ligação gratuita?